• medicos em tratamento com paciente em maca
A Unidade de Hiperidrose

Professor Doutor Javier Gallego Poveda 2

A Hiperidrose, é uma desordem que causa transpiração excessiva em algumas regiões do corpo, como palmas das mãos, solas dos pés e axilas. O suor abundante aparece sem uma razão aparente, como o que surge após os exercícios físicos e calor.

Além de ser uma condição médica, a Hiperidrose causa angústia e ansiedade nos portadores desta disfunção, já que a transpiração excessiva aparece sob a forma de manchas nas roupas e mãos húmidas, causando constrangimentos nas relações profissionais e pessoais. O stress gerado em resposta a essas emoções pode agravar o quadro. Geralmente a Hiperidrose surge na infância e agrava-se com o passar do tempo.

Existem dois tipos de Hiperidrose:

  • Hiperidrose focal primária: O suor excessivo surge em algumas regiões do corpo como são mais frequentemente as mãos, axilas e pés e região craniofacial e não tem causas definidas. Sabe-se que neste distúrbio o nervo simpático envia sinais às glândulas sudoríparas écrinas, que ficam hiperfuncionais, produzindo suor abundante.
  • Hiperidrose secundária: O suor é abundante em todo corpo. Geralmente surge em decorrência de uma doença, como por exemplo a diabetes ou como efeito colateral de alguns medicamentos, como a Dipirona.

O paciente normalmente procura ajuda médica em busca de soluções definitivas para o seu problema. O médico fará então uma criteriosa avaliação, baseada em exames laboratoriais, cardiológicos e cardiopulmonares para detetar se a sudorese é na verdade, um sintoma de alguma doença que ainda não foi diagnosticada.

Descartada a presença de outras moléstias, o médico fará então a indicação do tratamento mais apropriado que levará em conta a região do corpo afetada. Existem várias soluções disponíveis, de injeções de botox, tratamento por micro-ondas e cirurgia torácica minimamente invasiva, que são simples e realmente eficazes. Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis, clique aqui.

A cirurgia para correção da Hiperidrose é chamada de Simpaticectomia Torácica Superior Bilateral Vídeoassistida e é considerada a solução definitiva para esta disfunção.

A cirurgia é realizada em bloco operatório e o cirurgião torácico fará 2 pequenas incisões de 3 a 5 mm nas laterais do tórax. Uma microcâmera que gera imagens de altíssima resolução é inserida para ampliar o campo de visão. Será utilizado um fino cateter para fazer a clipagem no exato local onde está o gânglio responsável pela estimulação das glândulas. A técnica da colocação dos clipes de titânio faz com que a cirurgia possa ser reversível no caso de aparecer uma sudorese compensatória mais tarde. Após a colocação de clipes de titânio, ocorrerá imediatamente a interrupção da transmissão de impulsos o que é traduzido com acordar da sedação da cirurgia com as “mãos secas”.

O período de internamento será de um dia e o paciente irá para casa no mesmo dia da cirurgia, retomando assim as suas rotinas diárias. Como as incisões são pequenas, o perigo de infeções é mínimo e a referência à dor é quase inexistente. O tempo de recuperação é curto e o paciente percebe rapidamente que a Hiperidrose deixa de existir.

Superar de uma disfunção que causava angústia e ansiedade é um dos maiores ganhos desta cirurgia. O fim dos constrangimentos e preocupações com manchas nas roupas e o desconforto que um simples aperto de mão causava aumentam a sensação de bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Rede Hospitalar

A UMICS conta com uma rede hospitalar em continuo crescimento, com o objectivo de satisfazer os nossos pacientes nas diferentes áreas da medicina.

PEÇA-NOS MAIS INFORMAÇÕES

Para qualquer esclarecimento poderá contactar os nossos serviços de Patient Care através do preenchimento do formulário em baixo

Mais de 1.000 casos de sucesso

O paciente vai para casa no mesmo dia*

Bons resultados e de forma definitiva*

Consultas e cirurgias comparticipadas pela maioria das seguradoras

* Os resultados poderão variar de acordo com a natureza particular de cada paciente.

Escreva aqui a sua questão *

Mensagem muito curta

Nome *

Insira o seu nome

Email *

inserir endereço de email

Telefone *

Insira o seu número de telefone.
Obrigado, a sua questão foi enviada com sucesso.×
Ocorreu um erro, verifique os campos.×