• equipa de medicos
    SUOR EXCESSIVONO ROSTO E COURO CABELUDO

    Faça um diagnóstico com a nossa equipa.

O que é a Hiperidrose Facial?

suor cranio facial homem

A Hiperidrose Craniofacial é a produção de suor excessivo no couro cabeludo, fronte, face, pescoço e colo, alternadamente ou em todas estas regiões simultaneamente, causada por uma hiperatividade das glândulas sudoríparas. A exacerbação na atividade glandular ocorre por estímulos aleatórios disparados por um ou mais gânglios presentes do Nervo Simpático.

De acordo com relatos de pacientes, de todas as manifestações da Hiperidrose, a facial é a que causa maiores constrangimentos. A visibilidade da região e imprevisibilidade dos episódios geram um alto nível de ansiedade e stress. Não há como minimizar ou disfarçar o que está acontecendo e a resposta emocional acaba por agravar o quadro.

Geralmente os episódios têm início no couro cabeludo, deixando o pescoço e os cabelos húmidos. A sensação que os pacientes têm de que transmitem uma imagem de insegurança ou fragilidade agrava o quadro psicológico.

A Hiperidrose craniofacial é mais comum em homens, normalmente mais velhos e muitos portadores desta disfunção reportam episódios de suor noturno intenso, sendo necessário trocar a roupa de cama durante a noite. É comum também a queixa de produção de suor abundante durante as refeições.
Muitas mulheres em idade média sofrem deste problema e ficam muito condicionadas para realizar as suas atividades diárias.

O maior problema da Hiperidrose é que os próprios pacientes acreditam que é algo psicológico, que pode ser controlado e que a falha é deles. Na verdade, é um problema de saúde cujas manifestações são imprevisíveis e que não há como controlar o início ou término das ocorrências, o que causa problemas psicológicos graves, levando muitas pessoas a se isolarem física e emocionalmente.

Calcula-se que 3% da população mundial tenha Hiperidrose e como problema de saúde, há várias abordagens e terapias disponíveis que podem ser usadas para evitar os episódios, inclusive terapias definitivas, garantindo ao paciente mais qualidade de vida. Para conhecer os tratamentos disponíveis, clique aqui.

Testemunhos de quem jánão sofre de suor excessivo no Rosto

1 - Como é realizada a cirurgia?

A Simpaticectomia torácica é realizada no bloco operatório sob sedação ou anestesia geral e tem uma duração de 15-20 minutos aproximadamente. Realizamos duas pequenas incisões de 3mm por baixo das axilas, uma para a colocação duma câmara de alta definição e outra para introduzir os instrumentos cirúrgicos. Fazemos o isolamento do nervo simpático e aplicamos um clip de titânio no nervo em determinados níveis da cadeia simpática, normalmente em T3, o que vai provocar a diminuição da transpiração de mãos, axilas e pés de forma imediata. Nos casos de rubor facial fazemos a aplicação de clips de titânio em T2. Normalmente não é necessário deixar drenagens torácicas e o doente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia.

2 - Existem efeitos secundários?

Em alguns doentes (1-2%) pode aparecer a chamada hiperidrose compensatória (HC) que é um ligeiro aumento da transpiração nas costas e no abdómen; normalmente é muito bem tolerada, e é preferida à transpiração de mãos e axilas. O fato de aplicar clips de titânio faz com que no caso de aparecer esta HC possa ser revertida com a retirada dos clips, o que faz que seja uma “Cirurgia Reversível”.

3 - Qual o tempo de hospitalização e baixa laboral?

Os doentes quando operados de manhã podem ter alta ao fim do dia. Se ficam internados passam só uma noite no hospital, tendo alta no dia a seguir à cirurgia antes da hora de almoço, se não houver complicações; ao fim de dois dias os doentes podem voltar à sua atividade laboral.

4 - Existe algum tratamento médico?

A toxina botulínica (botox) é um tratamento alternativo à cirurgia que é aplicado por meio de injeções locais que tem bons resultados para a transpiração axilar isolada. Ao fim de 2 dias a transpiração desaparece. No entanto, a transpiração pode voltar passados 6 meses pelo que é necessário voltar a injectar a toxina botulínica. Para a transpiração crânio-facial existe gel que é uma fórmula realizada em farmácia com receita médica que melhora muito os sintomas.

5 - Quais são os custos relacionados com a cirurgia?

A primeira consulta é comparticipada pelas seguradoras e sub-sistemas de saúde como ADSE ou IASFA. A cirurgia normalmente é também comparticipada quando o doente tem indicação para cirurgia. Existem pacotes cirúrgicos mais acessíveis para os doentes que carecem de seguro privado.

Rede Hospitalar

A UMICS conta com uma rede hospitalar em continuo crescimento, com o objectivo de satisfazer os nossos pacientes nas diferentes áreas da medicina.

PEÇA-NOS MAIS INFORMAÇÕES

Para qualquer esclarecimento poderá contactar os nossos serviços de Patient Care através do preenchimento do formulário em baixo

Mais de 1.000 casos de sucesso

O paciente vai para casa no mesmo dia*

Bons resultados e de forma definitiva*

Consultas e cirurgias comparticipadas pela maioria das seguradoras

* Os resultados poderão variar de acordo com a natureza particular de cada paciente.

Escreva aqui a sua questão *

Mensagem muito curta

Nome *

Insira o seu nome

Email *

inserir endereço de email

Telefone *

Insira o seu número de telefone.
Obrigado, a sua questão foi enviada com sucesso.×
Ocorreu um erro, verifique os campos.×